Climas do Brasil - Onde eles são mais diferentes?


De acordo com o Dicionário Online de Português clima é o “conjunto dos fenômenos meteorológicos (temperatura, pressão atmosférica, ventos, precipitações) que caracterizam o estado médio da atmosfera e sua evolução num lugar dado”.

O Brasil, devido à grande extensão de seu território apresenta uma enorme variedade de climas.  A maior parte do território brasileiro está situada nas zonas de latitudes baixas (zona intertropical), favorecendo os climas quentes e úmidos.

Tipos de clima 


Para se classificar um clima é necessário levar em consideração fatores como a pressão atmosférica, umidade, correntes marítimas, temperatura, entre outros.

A forma mais comum de classificar os tipos de clima do Brasil é semelhante à classificação criado pelo professor de geociências, Arthur Strahler, que é baseada na origem, características, e deslocamentos das correntes e massas de ar.

Desta forma, os climas presentes no Brasil são classificados como: subtropical, semiárido, equatorial, tropical, tropical de altitude, e tropical atlântico.

  • Clima subtropical: Diversidade de temperatura entre o inverno e o verão, chuvas regulares e bem distribuídas. Apresenta as temperaturas mais baixas do Brasil. Presente na Região Sul.
  • Clima semiárido: Chuvas escassas e irregulares, temperatura elevada (média 27 °C). Presente no interior da Região Nordeste.  
  • Clima equatorial: As chuvas ocorrem durante todo o ano, umidade do ar elevada, e a temperatura média é alta, 27 °C. Predomina na Região Norte (região Amazônica).
  • Clima tropical: Apresenta as estações verão (seca) e inverno (chuva) bem distintas e definidas. A temperatura fica entre 18 °C e 28 °C. Presente nas Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste.
  • Clima tropical de altitude: Está presente nas áreas altas da Região Sudeste, e apresenta geada no inverno. A temperatura média é baixa, fica entre 18 °C e 22 °C.
  • Clima tropical atlântico: Está presente na zona litorânea que vai do Rio Grande do Norte (Nordeste), com chuvas abundantes no inverno, até o Paraná (Sul), com chuvas abundantes no verão. A temperatura é alta, em média 25 °C.

Cidade mais fria e mais quente do Brasil

A cidade mais fria do Brasil é Urupema, localizada na Região Sul do país, no estado de Santa Catarina. Apresenta temperatura média de 13º C, com máxima de 17º C, no verão.

Já a cidade mais quente do Brasil é Bom Jesus, localizada na Região Nordeste do país, no estado do Piauí. Neste local, frequentemente, a temperatura ultrapassa os 40°C.



Desta forma, é possível perceber que a maior variação de clima no Brasil está entre a Região Sul e a Nordeste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens do Folclore Brasileiro - Quais os mais populares?

Significado das Luas - Quais as fases da Lua e como isso influencia no clima?