Personagens do Folclore Brasileiro - Quais os mais populares?



Folclore é o conjunto das tradições, lendas e crenças de moradores de um país ou região.  Devido o Brasil ser formado pela junção de diversas culturas e povos, especialmente índios, africanos e europeus, o folclore brasileiro é extremamente rico. 

Confira as lendas e os mitos mais populares do folclore nacional. 

Saci-Pererê

O Saci-Pererê é provavelmente um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Ele é retratado como um garoto negro muito brincalhão, que mora na floresta, possui apenas uma das pernas, está sempre com um cachimbo na boca e usa um gorro vermelho. De acordo com a lenda, o Saci-Pererê não costuma ser violento, apenas gosta de aprontar travessuras.

Devido a ser uma lenda tão notável no país o Saci ganhou uma data comemorativa, 31 de outubro. 

Mula sem cabeça 

A mula sem cabeça é descrita, literalmente, como uma mula de cor escura que no lugar da cabeça possui uma tocha de fogo, e assim assusta pessoas e animais. Conforme a lenda, ela é um monstro que se manifesta em uma mulher que se apaixona por um padre, que é um grande pecado, conforme a tradição católica. 

Curupira

O Curupira é descrito como um menino travesso que tem cabelo da cor do fogo e sua maior característica e ter os pés virados para trás. Segundo a lenda, o garoto de cabelo vermelho é um protetor das florestas e da natureza, e usa o formato de seus pés para enganar as pessoas, fazendo com que fiquem presas na mata e não achem o caminho para casa.

Boto-cor-de-rosa

Conforme a lenda este boto cor de rosa é um ser inteligente, que nas noites de festa junina se transforma em um rapaz muito bonito para seduzir as mulheres. A lenda do boto é bastante comum nas comunidades ribeirinhas da região amazônica, desta forma quando não se conhece a identidade do pai de uma criança, se diz que  é filho do boto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Climas do Brasil - Onde eles são mais diferentes?

Significado das Luas - Quais as fases da Lua e como isso influencia no clima?