Cores primárias - Quais são? Porque elas são importantes? Como utilizá-las



As cores estão presentes no nosso cotidiano de uma forma tão intensa e rotineira que por vezes passa despercebida. E, o que são cores?  Cores são uma percepção visual que se intensifica com a luz produzida e refletida pelos objetos. 

Quem gosta de aprender artes precisa ficar atento, afinal, nem sempre o que se encontra na internet é verdade. É comum confundir, por exemplo, como funciona o esquema das cores.Algumas fontes, dizem que o branco é a ausência de cor e o preto a mistura de todas as cores. Contudo, o fato é que isso se dá justamente ao inverso. 

Quais são as cores primárias?


Cores primárias ou "cores puras" como também são conhecidas, é um conjunto de cores que combinadas dão origem a outras cores, secundárias e terciárias. Eles são importantes porque São elas que fazem com que as outras consigam existir.

As cores primárias são: vermelho, azul e Amarelo. Por meio da mistura das cores primárias surgem as cores secundárias e terciárias.

As cores secundárias são  verde, o roxo e o laranja são tonalidades que surgem da mistura de duas primárias. E as terciárias surgem dá mistura das primárias com secundárias.

Cores primárias aditivas

Existem também as cores primárias aditivas, são chamadas assim porque é com a soma delas que se consegue fazer a cor branca. Em inglês, este sistema é chamado de RGB ( red, green e blue)

Para entender como as cores primárias formam as secundárias  quando misturadas, veja abaixo, algumas das misturas de cores primárias que formam cores secundárias:

Vermelho + Verde = amarelo;
Vermelho + Azul = Magenta;
Azul e Amarelo = Verde.

Estes exemplos são considerados cores subtrativas, isso porque se misturar todas as cores se obterá como resultado o preto.

Círculo de cores

O círculo de cores tem as sete cores básicas e todas as suas variações É com ele que se consegue entender como as cores são formadas. Ao todo, são consideradas 12 cores divididas entre três primárias, três secundárias e seis terciárias.

Utilização das cores

As cores estão presentes basicamente em tudo. Têm influência significativa, seja nas cores das roupas do dia-a-dia ou nas pinturas das casas. Há pessoas que usam cores brancas ou amarelas durante o Réveillon porque remetem, respectivamente, a paz e prosperidade.

Ou seja, as cores têm um efeito psicológico nas pessoas.

No marketing e na publicidade, por exemplo, são usados o vermelho e o amarelo no ramo de alimentação, mais comum em fast foods para atrair o público  e estimular a comer e sair rápido.

Ou até mesmo o uso de cores em tratamentos terapêuticos e massagens. Como é o caso da cor azul que é usada para acalmar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Climas do Brasil - Onde eles são mais diferentes?

Cultura Africana - Qual a sua história? Quais as principais tradições? Influências na cultura brasileira

Significado das Luas - Quais as fases da Lua e como isso influencia no clima?