Cultura Africana - Qual a sua história? Quais as principais tradições? Influências na cultura brasileira


A cultura africana está estreitamente ligada com a formação social e cultural do Brasil. Desde a chegada dos africanos no país, no período da escravidão, os povos africanos vêm contribuindo e formando a cultura brasileira.

Com o tráfico negreiro a diversidade das tradições africanas foi refletida na diversidade dos escravos, que pertenciam a diferentes etnias, com hábitos e idiomas próprios. Além da de suas crenças religiosas, que originaram as religiões afro-brasileiras,

Entretanto, assim como a cultura indígena, a africana foi habitualmente reprimida pelos colonizadores, que tentaram fazer com que os cravos se adaptassem e se moldassem a cultura local.

Quais as principais tradições africanas? 

As tradições africanas são riquíssimas, elas estão presentes em todos os aspectos sociais da organização milenar dos povos da África.

Em muitos casos, quando se fala em África o simbolismo da palavra está ligado a um país, esquecendo que se trata de um continente, o Continente Africano, que de acordo com os cientistas, é o maior deles, considerado o berço da humanidade.

Neste contexto, as tradições africanas são fortíssimas em suas religiões, divididas em diversas tribos e grupos, onde as suas origens são explicadas através de crenças e mitologias.

Os costumes africanos também estão bastante presente nas artes, que geralmente está ligada a religião, assim como a música e as danças africanas. Além da rica culinária destes povos.

Influências das tradições africanas na cultura brasileira 

É possível perceber a presença da cultura africana em todos os aspectos da sociedade brasileira. Na língua, na dança, na música, na culinária e na religião.

Língua 

Palavras como fubá, quiabo, farofa, acarajé, moqueca, moleque, entre outras diversas palavras são de origem africana.

Dança 

Já na dança encontramos as influências africanas nas seguintes danças: maracatu, samba de roda, jongo, além a roda de capoeira, que é uma mistura de música, dança e luta.

Culinária 

Na culinária brasileira é um dos aspectos onde facilmente se identifica a influência africana, podemos citar como exemplo: feijoada, acarajé, cocada, vatapá, entre outras comidas.

Religião 

No aspecto religioso temos o Candomblé e a Umbanda como religiões de origem africana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Climas do Brasil - Onde eles são mais diferentes?

Significado das Luas - Quais as fases da Lua e como isso influencia no clima?