Conheça um pouco sobre os Navios Negreiros


[...] Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas...

Donde vem? onde vai?  Das naus errantes
Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?
Neste saara os corcéis o pó levantam,
Galopam, voam, mas não deixam traço.

Bem feliz quem ali pode nest'hora
Sentir deste painel a majestade!
Embaixo — o mar em cima — o firmamento...
E no mar e no céu — a imensidade! [...]
Castro Alves
Conhecidos também como Navios Tumbeiros, os Navios Negreiros foram as grandiosas embarcações que transportaram inúmeros homens e mulheres e produto diversos (como comidas, especiarias, mercadorias para escambo) para as colônias europeias, atravessando o Atlântico. 
Este grande comercio, foi muito utilizado e era conhecido como Comércio Triangular, onde as principais atividades eram voltadas ao tráfego de negros escravos para gerar lucros nas colônias, como mão de obra cativa pelos europeus.

Os navios no Brasil

Os Navios Negreiros eram contemporâneos as produções de Plantations que ocorriam no Brasil, na época. Muito comum também era a exploração de minerais nativos, como o próprio ouro que era colhido pelos escravos e mandado direto para os europeus.
O episódio ficou conhecido historicamente como Diáspora Africana. Nesta época, os Navios Negreiros passavam por viagens difíceis que duravam meses para chegarem aos seus destinos. O problema destas, é que muitas viagens acabavam em mortes, por falta de comida, nutrientes e saúde dos tripulantes. Além de haver, também, a existência de tempestades em alto mar, que acarretavam no adiamento da chegada dos Navios.

Os Navegadores

Por se tratarem de Navios abarrotados de Homens e Mulheres escravizadas, os africanos eram maltratados desde a entrada nos Navios até a chegada destes nos portos.  Os Navios, devido a todos acontecimentos em alto mar, chegavam em péssimas condições, com inúmeros negros acorrentados e desnutridos.
Os Navios Negreiros, por tratarem todos como simples mercadorias, não gozavam de boa infraestrutura. Os presos eram localizados nos porões sem que houvesse higiene ou boa qualidade gastronômica. Devido ao tempo que demorava para transportar uma carga a outro porto, todas as comidas eram racionadas como pequenas porções de água, farinha e carne seca.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Climas do Brasil - Onde eles são mais diferentes?

Cultura Africana - Qual a sua história? Quais as principais tradições? Influências na cultura brasileira

Significado das Luas - Quais as fases da Lua e como isso influencia no clima?