O que são carboidratos?


Os carboidratos, que também são chamados de glicídios ou açúcares são as principais fontes de energia de uma célula, ou seja, eles são importantíssimas fontes de energia para os seres vivos.

Na química, eles são definidos como moléculas orgânicas que apresentam uma estrutura de carbono, hidrogênio e oxigênio, representados pela fórmula (CH2O)n.

Esses elementos são geralmente encontrados em substâncias de origem vegetal como no arroz, trigo, batata cenoura e maça.

Classificação dos carboidratos

Os carboidratos são classificados de acordo com a quantidade de átomos de carbono presentes em suas moléculas, sendo assim, estão divididos em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Monossacarídeos

Os monossacarídeos são os açucares simples, solúveis em água, que apresentam de 3 a 7 carbonos em sua estrutura. Seus principais representantes são:

  • Glicose (produzida pelas plantas na fotossíntese);
  • Frutose (encontrada no mel);
  • Galactose (encontrada no leite).

Dissacarídeos

Os dissacarídeos são carboidratos solúveis em água, formados a partir da união de dois monossacarídeos. Seus principais representantes são:

  • Sacarose (açúcar encontrado na cana-de-açúcar e na beterraba);
  • Lactose (açúcar encontrado no leite).

Polissacarídeos 

Os polissacarídeos são carboidratos insolúveis em água, formados a partir da união de centenas de monossacarídeos. Seus principais representantes são:

  • Amido (encontrado em grãos e cereais);
  • Celulose (encontrada em vegetais como legumes, frutas, hortaliças e sementes);
  • Quitina: (encontrada no exoesqueleto dos artrópodes como os insetos e os crustáceos).

Carboidrato simples x complexo

Simples

Esse tipo de carboidrato possui uma estrutura mais simples e básica, por isso são rapidamente absorvidos pelo corpo.

São encontrados em alimentos como: arroz branco, massa, pão, sorvete, chocolate, refrigerantes e até mesmo em alimentos mais ricos em nutrientes como as frutas e o leite.

Complexo

Esse tipo carboidrato é formado pela união de várias moléculas de carboidratos, por isso é chamado de complexo. Diferentes dos simples os carboidrato complexos são absorvidos de forma mais lente pelo corpo por serem geralmente ricos em fibras.

São encontrados em alimentos como: mandioca, arroz integral, aveia, brócolis milho e linhaça.

Comentários

Postagens mais visitadas