Camadas da Terra - Quais são e características




A Terra é um dos oitos planetas que formam o sistema solar. É conhecido como o único planeta que apresenta condições ideais para o desenvolvimento e proliferação dos seres vivos.

O planeta está dividido em três camadas internas: crosta terrestre, manto e núcleo.

Crosta terrestre

A crosta terrestre é a parte mais externa da Terra, é sólida e circunda todo o planeta. É formada por rochas e minerais.

A sua espessura varia entre 8 e 72 quilômetros, e estão divididos em crosta continental, que possui espessura de aproximadamente 72 km abaixo dos continentes e crosta oceânica, que possui aproximadamente espessura de 8 km abaixo dos oceanos.

As rochas que formam a crosta terrestre estão divididas em magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.
  • Rochas em magmáticas ou ígneas: criadas a partir da solidificação do magma (massa incandescente encontrada no interior dos vulcões).
  • Rochas metamórficas: rochas que apresentam fósseis e sofrem ação da água, calor e vento como forma de decomposição.
  • Rochas e sedimentares: são formadas por rochas magmáticas e sedimentares que passaram por alterações.

Manto 

O manto é a camada mais extensa da Terra e está entre a crosta terrestre e o núcleo. É formado por rochas como o silício e o magnésio, que se encontram em estado pastoso (magma) devido as altas temperaturas, cerca de 2.000 º C.

O manto está dividido em parte interna e externa e encontra-se em movimento constante. Ele é o responsável por originar fenômenos como a movimentação das placas tectônicas e terremotos.

Núcleo

O núcleo é a camada mais interna da Terra, corresponde a um terço da massa do planeta e apresenta temperatura de cerca de 6.000 ºC.

Ele está dividido em núcleo externo, formado por ferro líquido e níquel. E núcleo interno, formado por silício, níquel e ferro.

Comentários