Consulta do valor do licenciamento RJ 2021: aprenda aqui esse processo

O licenciamento 2021 RJ serve para verificar os sistemas dos veículos que estão circulando e, dessa forma, proteger o meio ambiente de poluição acima do permitido e evitar acidentes. A realização do licenciamento RJ, vale salientar, é baseada nos números finais das placas dos veículos.

Por meio desse pagamento, que é obrigatório para todo tipo de veículo, o seu dono recebe um documento primordial para evitar problemas com a lei; ele é impresso e tem o nome de CRLV. Na verdade, ele é fundamental para que o veículo não seja rebocado pela polícia.

Licenciamento RJ

A realização do licenciamento RJ é muito importante por vários motivos, como para diminuir a poluição existente nas cidades cariocas. Para o licenciamento ser aprovado, é preciso comprovar que os níveis de poluentes liberados no ar são aceitáveis, ou seja, que o ambiente é minimamente preservado.

Outra condição para que um veículo seja licenciado em Rio de Janeiro é ter todos os seus sistemas de funcionamento em dia. Isso evita, por exemplo, acidentes por causa de defeitos do carro. A terceira condição para licenciar o veículo é de ordem financeira: estar com o IPVA pago, sem qualquer cota pendente.

Quando o veículo não é licenciado, a multa aplicada ao seu dono é de R$ 293,47, com a adição de 7 pontos na carteira de motorista, a menos que o veículo não circule pelas ruas.

Providenciar o licenciamento é importante ainda para evitar que os proprietários não tenham de pagar diárias do Detran: isso acontece se veículo continua sendo dirigido sem o CRLV e é rebocado pela polícia.

Consulta do valor do licenciamento RJ

Por meio da consulta do licenciamento em Rio de Janeiro, você descobre o valor a pagar desse imposto e até se existe algum débito de licenciamento anterior. Para realizar a consulta, é preciso somente comparecer a um posto de atendimento do Detran ou usar o passo a passo mostrado abaixo:

  • Acesse o site do Detran RJ pelo endereço detran.rj.gov.br

  • Pause o mouse sobre “Veículos” e, depois, sobre “Consultas”;




  • Clique em “Consulta de débitos de veículos”;

  • Informe o Renavam e a placa;


  • Clique em “Consultar”

Para obter informações sobre o licenciamento RJ diretamente no posto do Detran, basta levar o documento Renavam e não há necessidade de fazer agendamento prévio.

Tabela do licenciamento RJ

A tabela do licenciamento RJ tem duas finalidades: mostrar aos donos de veículo quando é a sua vez de pagar o imposto e demonstrar as formas de pagamento aceitas. No primeiro caso: as datas de cobrança são definidas de acordo com os números finais das placas.

É feita uma tabela (que alguns lugares chamam também de calendário) e basta procurar nela o número final da sua placa. À frente, haverá algumas datas para que se faça o pagamento.

Com relação às diferentes formas de pagar: o Detran e a Secretaria de Estado da Fazenda de Rio de Janeiro aceitam o licenciamento parcelado em cotas ou à vista. Na realidade, essas duas formas de pagamento são permitidas em todos os Estados.

Para ver a tabela do licenciamento RJ, é só fazer a consulta de débitos ensinada acima ou comparecer a um posto de atendimento do Detran, informando o número final da placa.

Onde pagar o licenciamento RJ

O licenciamento RJ tem de ser quitado nos bancos indicados pela Secretaria de Estado da Fazenda: qualquer outra rede bancária não estará autorizada a fazer o recebimento. Normalmente, o imposto pode ser pago por terminal de autoatendimento, guichês das agências e por aplicativo.

Você não precisa se preocupar se não for correntista de nenhum dos bancos credenciados para o licenciamento RJ: é só ir até a agência mesmo assim e pagar no guichê de atendimento. Muitas vezes, é aceito até o pagamento com cartão de débito de outros bancos.

Para descobrir em quais bancos você pode pagar o licenciamento RJ, é só consultar o posto do Detran mais próximo ou observar o boleto de cobrança do imposto, que sempre discrimina onde fazer o pagamento.

Detran RJ

É normal que apareçam dúvidas sobre o licenciamento RJ, especialmente para quem mora no Estado há pouco tempo. A melhor maneira de tirar essas dúvidas é procurando o Detran, que tem diversas agências e funcionários.

Conclusão

Manter o veículo regularizado poupa diversos tipos de problemas, inclusive de cunho legal, e é por isso que o licenciamento RJ não deve ser atrasado. Caso contrário, processos como a venda serão impedidos, e será possível ocorrer o reboco do veículo.

Agradecemos muito a sua leitura e indicamos que entre em contato com o Detran para esclarecimentos, que podem ser obtidos até mesmo pelas redes sociais, como sua página no Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas