Busca
Login
Senha
Esqueci meu
Login e / ou minha senha
Faça aqui seu cadastro

   

Diversos conteúdos de apoio pedagógico para o trabalho em sala de aula estão disponíveis aqui. Os conteúdos que poderão ajudar na construção de plano de aulas, seminários, atividades, avaliações, pesquisas etc.

   

     
Escolha uma atividade
   
Aprender a aprender Capricho com o material Cola
Consumismo Curiosidade Decoreba
Esquisitices Férias Fracasso
Humor na adolescência Indisciplina na sala de aula Leitura de clássicos
Lição de casa Medo de prova Morte
Nota baixa Novato na turma Panelinhas em sala de aula
Preguiça Primeiro dia de aula Silêncio em sala de aula


Férias
Aventuras e experiências das férias

Por Cláudia França

Depois de um ano inteiro com uma agenda lotada de compromissos, trabalho e estudo, chegam as férias de verão: um prêmio merecido para alunos, professores e toda a família. O recesso das aulas de fim de ano é o tradicional período de descanso, diversão e lazer. Esse é o tempo livre para fazer o que vier à cabeça, sem se preocupar com as obrigações do trabalho e da escola.

É a fase em que se faz, mesmo inconscientemente, uma reflexão avaliadora de si próprio, quando as conquistas e os fracassos são colocados na balança.

Nas férias, aumentam as chances de aprender muito sobre si mesmo, sobre as pessoas e sobre o mundo. É possível aproveitar e apreciar os momentos de convívio com os amigos e com a família. Enfim, é uma forma de relembrar que na vida há muito mais a fazer do que apenas trabalhar, estudar, ser responsável, etc. É comum que a rotina e a correria do trabalho, dos estudos e a falta de tempo acabem distanciando as possibilidades de lazer, e por isso é necessário valorizar cada instante das férias. Elas vêm, justamente, como uma pausa que mostra que não se pode esquecer de viver momentos que tornam a vida mais alegre, mais bonita, mais divertida e cheia de sentido. Obviamente que isso é algo para se lembrar em todos os dias do ano, mas nas férias esse pensamento é mais intenso, afinal, o tempo livre propicia às pessoas liberdade para fazerem o que realmente lhes traz felicidade.

Há tantas coisas que podem ser feitas nas férias. Até daria para escrever um livro com um título do tipo: “O que fazer nas suas férias”, e, provavelmente deve existir um semelhante. Nossa dica é: Faça o máximo de coisas que façam feliz.

Leia abaixo algumas frases que servem para a realidade de professores, alunos e pais. Envie seus comentários e suas experiências de férias.
 
* * *

Crianças:
As crianças têm muito a nos ensinar. Reserve um tempo para observá-las nessas férias, não como crianças que têm o que aprender, mas como seres que sabem ser verdadeiros, puros e sinceros: eles sabem ouvir a voz do coração.
* * *

De bem com a vida:
Viva bem sempre, principalmente nas férias. E viver bem não é outra coisa senão amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e em toda forma de agir.
* * *

Praia:
A praia é um dos lugares mais visitados nesta época, e realmente é muito bom curtir o verão e o mar. Sempre encontramos aquela galera alto astral que procura diversão e sossego.
* * *


Agitação ou descanso???
As pessoas dos centros urbanos, como São Paulo, já estão tão condicionadas à agitação de uma metrópole que nem conseguem curtir as férias no marasmo das cidades pequenas. É o que aconteceu comigo quando fui para uma Pousada em Porto Seguro – BA, mas não via a hora de chegar ao meu apartamento em São Paulo e sentir aquele movimento intenso de pessoas e agitação.
* * *


Saúde no verão:
Como professora de Educação Física e mãe de crianças apaixonadas pelo sol, eu recomendo cuidados especiais com a pele e com a saúde: previna-se com protetores solares e com muita bebida durante o dia.
* * *

Despreocupação total:
Ufa! Estou livre das aulas e das minhas preocupações com aquelas leituras obrigatórias. Afinal, são férias e posso fazer minhas leituras preferidas por puro prazer, sem cobranças e sem pressa.
* * *


Sempre feliz:
Férias?! Eu vivo tão bem minha vida, sempre cheia de aventuras e diversão que até parece que vivo em constantes férias. De qualquer forma, vou aproveitar mais esses dias em que tenho tempo livre.
* * *


Saudades da escola:
Confesso que sentirei falta do colégio, dos amigos e professores. Adoro estudar!
* * *

Dez em tudo:
Para mim, as férias de dezembro sempre foram as melhores, pois posso descansar e me divertir tranqüilamente, pois já sei do resultado final das provas, que foi ótimo. Agora é só alegria! .
* * *


Dias de bagunça e alegria:
Quero zoar, bagunçar e me divertir muito. Serão dias de muita praia, amigos, paqueras e passeios. Sei que depois virão finais de semana difíceis de muito estudo e dedicação.
* * *


Descanso: um prêmio merecido:
O descanso é um prêmio do qual não podemos nos privar. Mereço e terei férias maravilhosas. Tenho certeza que voltarei muito mais preparada para ensinar e aprender nas aulas do novo ano.
* * *


Reflexão e renovação:
Férias é época de descanso, diversão, descontração e também de reflexão e mudanças. Aproveitarei o tempo livre para rever e reavaliar minha vida para assim começar o trabalho com todas as energias renovadas.
* * *


Planejamento para a diversão:
Apesar do período inspirar despreocupação, relaxamento total, é importante que se faça um planejamento das férias, assim não há riscos de ter um tempo livre mal organizado, ou seja, perde-se menos quando existe organização das viagens, dos passeios, até mesmo uma lista de livros que precisam ser lidos pode ser muito útil.
* * *


Pertinho de papai e mamãe:
Acho que nós crianças, mais que os adultos, sonhamos com as férias o ano inteiro. Afinal, são os dias que conseguimos ficar mais perto de nossa família.
* * *


Mais tempo para amar:
Os pais deveriam perceber que esse período é fundamental para o desenvolvimento dos laços familiares. Pais e filhos devem estar atentos para não perderem a oportunidade de se conhecerem e solidificarem uma relação de amizade e confiança.
* * *



Aventura e aprendizado:
Lembro-me que em um ano, nas férias de dezembro, eu vivi uma aventura inesquecível. Eu e uns amigos da escola fomos para um acampamento mirim no interior e lá tivemos que enfrentar o medo dos bichos, a fome e o desconforto da mata. Sobrevivemos, mas tivemos que vencer as dificuldades e o medo. Apesar de estarmos acompanhados de adultos, sentimos na pele o peso de ser responsável pela própria vida. Nunca senti tanta falta de meus pais e de certa forma aprendi a dar mais valor a eles.
* * *


A loucura inseparável:
Não adianta querer fugir dessa loucura que é São Paulo. Veja só: Na semana passada, fez um sol de rachar a cuca, tivemos a brilhante idéia de passar o final de semana na praia e dar um tempo a esses dias de estresse e cansaço. Mas..., não aconteceu como imaginávamos. Só conseguimos chegar ao litoral depois de passar por 4 terríveis horas de trânsito. Parecia que todos tinham decido ir para praia. E como era de se esperar: a cidade estava lotada, as padarias com filas enormes, o calçadão cheio de bicicletas, o mar e a areia poluídos de papéis e restos de comida. Ou seja, no fim, parecia que nem tínhamos saído da capital. Acabamos indo ao Shopping Center da cidade para assistirmos a um filme e comer um lanche daquela lanchonete de sempre. Absurdamente, esse foi o final de semana que era para ser diferente e calmo.
* * *


Conselho bom:
Aproveite o tempo para sonhar. Dê liberdade a sua imaginação e a sua criatividade. Faça algo diferente e novo.
* * *


Bom mesmo é isso:
O melhor é saber que não tem nada para fazer.
* * *


Existe gosto pra tudo:
Acho que cada um deve fazer, nas férias, aquilo que mais gosta: uns lêem, alguns praticam atividades físicas, outros desenvolvem habilidades artísticas, enfim, o que importa é se sentir bem, mesmo que seja fazendo nada.
* * *


Promessas:
Acho que nestas férias, vou alugar todas as fitas de vídeo que ainda não tive tempo de ver. Aproveitarei que não tenho viagens e irei fazer vários programinhas caseiros com os amigos.
* * *


Depoimento de uma idéia inovadora:
Surgiu uma idéia diferente, que vai mudar meu dia! Andei observando meu jardim e descobri como ele está maltratado e por isso decidi que irei levantar cedo e cuidar melhor das plantas. Já sei até o que é uma samambaia. Estou adorando!
* * *


Só pensar não vale:
Estou pensando em fazer umas aulas de dança ou ginástica, mesmo que seja só durante as férias.
* * *


PENSAMENTOS:

“Lembre-se que o tempo não espera por ninguém.
O ontem é história.
O amanhã é mistério.
O hoje é uma dádiva, por isso é chamado de PRESENTE!!!”
(mensagem popular)
* * *


“A imaginação é mais importante do que o conhecimento.”
(Albert Einstein)
* * *



“A vida está a todo momento se esforçando pelo nosso bem”.
(Thoreau)
* * *


“As grandes ações são, geralmente, mais fáceis do que se pensa”.
(Voltaire)
* * *


“O tempo não é pura e simplesmente uma seqüência de minutos. É um vaso cheio de perfumes, sons, projetos, climas ...”.
(Marcel Proust)
* * *


“A vida necessita de pausas”.
(Carlos Drumond de Andrande)
* * *


“Nunca trabalhei um dia em minha vida – era tudo diversão!”
(Thomas Edison)
* * *
Copyright © 2003 - 2007 eAprender.com Ltda. - Todos os direitos reservados