Busca
Login
Senha
Esqueci meu
Login e / ou minha senha
Faça aqui seu cadastro

   

Diversos conteúdos de apoio pedagógico para o trabalho em sala de aula estão disponíveis aqui. Os conteúdos que poderão ajudar na construção de plano de aulas, seminários, atividades, avaliações, pesquisas etc.

   

     
Escolha uma atividade
   
Aprender a aprender Capricho com o material Cola
Consumismo Curiosidade Decoreba
Esquisitices Férias Fracasso
Humor na adolescência Indisciplina na sala de aula Leitura de clássicos
Lição de casa Medo de prova Morte
Nota baixa Novato na turma Panelinhas em sala de aula
Preguiça Primeiro dia de aula Silêncio em sala de aula

Primeiro dia de aula
Por Cláudia França
 
O primeiro dia de aula é sempre cheio de expectativas. Todos estão em busca de conhecer uns aos outros e saber como será a organização das aulas e das amizades que surgirão. E, nesse primeiro momento, é importante que sejam promovidos momentos de integração, favorecendo o grupo a se tornar, aos poucos, uma turma de verdade. Afinal, durante o ano, todos irão compartilhar das mesmas atividades e tarefas. Sendo assim, o papel do professor é fundamental para o início e crescimento dessa integração.

Além de momentos de descontração, o professor pode aproveitar o primeiro dia de aula para apresentar a metologia com a qual costuma trabalhar, a proposta e os objetivos de estudo. Nesta hora, ouvir e considerar os pontos de vista dos alunos pode ajudar bastante para manter um elo de comprometimento entre as partes. Por isso, nada de ir despreparado para o primeiro dia de aula! A mente deve estar turbinada de idéias e motivação para o decorrer do ano.

Professor, prepare uma aula especial para o primeiro dia! Lembre-se daquela velha e boa recomendação: “a primeira impressão é a que fica”. Geralmente, no início, todos são bonzinhos; estão todos interessados em conhecer o território para perceber como podem se comportar. É bom saber que não é só o professor que está observando os alunos para elaborar um diagnóstico; mas, também, os alunos estão o observando e aprendendo como deve lidar com esse novo líder.

Na verdade, esse reconhecimento estende-se para mais algumas aulas, até que chegue àquelas horas que ninguém mais tem cerimônia e age com a naturalidade de sempre. O importante é saber que, como em toda relação, no início, são sim estabelecidas algumas regras, que nem sempre são necessárias de serem ditas verbalmente, pois as atitudes e os comportamentos se fazem mais eficazes. Portanto, é indispensável que o professor assuma uma conduta de educador e não se preocupe em querer apenas agradar seus alunos, mas fazer o melhor para eles.

Para quem já teve experiências interessantes no primeiro dia de aula, aqui fica o convite para participar deste fórum, compartilhando o aprendizado com os outros leitores. Basta enviar-nos o seu relato para o e-mail. Encaminhe idéias ou comentários sobre o tema “Primeiro dia de aula”!


Comentários

Para descontrair, no primeiro dia de aula, é adequado fazer algum tipo de brincadeira em que todos possam participar.

* * *

A apresentação é importante, mas fica mais interessante se vai além da simples identificação dos nomes.

* * *

Os primeiros dias de aula são favoráveis para que as regras da escola e de convivência sejam apresentadas ou estabelecidas.

* * *

Falar sobre a importância dos estudos, da escola e da série serve como incentivo ao comprometimento dos alunos.

* * *

Ouvir os alunos é indispensável e, no primeiro dia de aula, é uma bela oportunidade para isso.

* * *
Copyright © 2003 - 2007 eAprender.com Ltda. - Todos os direitos reservados